Projeto Educativo


Introdução

O Projeto Educativo (PE) do Externato Nossa Senhora do Rosário é um instrumento de orientação educativa de caráter programático e institucional que legitima os processos de tomada de decisão, conferindo coerência e unidade às atividades educativas desenvolvidas e no 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e no Ensino Secundário.

A Comunidade Educativa é constituída pela Comunidade Religiosa, Filhas de Maria Auxiliadora, pelas educadoras e educadores, pelos jovens, pelos pais/encarregados de educação que, a vários níveis, partilham da missão comum, através de funções diversificadas e complementares.

Como escola católica, salesiana, tem por base os princípios da pedagogia salesiana que caracterizam todas as Escolas do Centro Educativo Nossa Senhora de Fátima, pertencente ao Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. A pedagogia salesiana visa orientar os jovens a optar pelo bem e a gerir a própria riqueza afetiva para o dom de si mesmos, acompanhando-os no sentido do encontro transformador com Deus, em Jesus Cristo.

A elaboração do PE foi conduzida por uma Equipa sob responsabilidade do Conselho Pedagógico e da Direção.

IDENTIDADE DO EXTERNATO NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Instituto Filhas de Maria Auxiliadora (IFMA) – Salesianas

O Instituto Filhas de Maria Auxiliadora é uma instituição religiosa feminina fundada por São João Bosco e por Santa Maria Domingas Mazzarello, a primeira Madre Superiora das Filhas de Maria Auxiliadora. Os fundadores sonharam os ambientes educativos salesianos, como espaços familiares, em que a missão de educar evangelizando e evangelizar educando passa por uma relação de proximidade, amizade, confiança, colaboração e diálogo. A primeira comunidade surgiu em Mornese, próximo de Turim, em 1872, e, atualmente, o Instituto tem sede em Roma.

São João Bosco decidiu fundar uma instituição em favor das jovens, dada a grande necessidade de educação das raparigas. Nomeou o Instituto religioso nascente Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), para que as Irmãs Salesianas fossem um monumento vivo da sua gratidão a Nossa Senhora Auxiliadora.

Desde o dia 5 de agosto de 1872, o Instituto Filhas de Maria Auxiliadora foi crescendo e exerce a sua ação educativa e evangelizadora nos cinco continentes, formando 69 Províncias[1] em 97 nações.

[1] Uma Província é constituída por um conjunto de comunidades locais numa determinada região.

As Salesianas em Portugal

O Instituto Filhas de Maria Auxiliadora iniciou a sua missão educativa, em Portugal, em 1940, na cidade de Évora, a pedido do Bispo, D. Manuel Mendes da Conceição Santos.

As obras das Salesianas aumentaram e, em 1952, as primeiras missionárias partiram para Moçambique, a pedido insistente do Governo Português, por verificar que a aplicação do método educativo salesiano em Portugal estava a ter sucesso.

Em 1999, o IFMA criou o Centro Educativo e Social Nossa Senhora de Fátima (CESNSF), que tem por objeto principal a educação, a formação, a proteção, a promoção humana, cultural e espiritual das populações, nomeadamente das crianças e jovens.

As Escolas CESNSF

Fazem parte do CESNSF, desde agosto de 2019, cinco escolas que abrangem a educação pré-escolar e o ensino básico: o Externato S. João Bosco, em Viana do Castelo; o Externato Nossa Senhora de Fátima, em Arcozelo, Vila Nova de Gaia; o Externato Nossa Senhora da Assunção e a Ludoteca da Galiza, em Cascais; a Escola Primária Santa Ana, em Setúbal e o Colégio Laura Vicunha, em Vendas Novas. Também integram o CESNSF o Externato Nossa Senhora do Rosário, em Cascais, com 2.º e 3.º ciclos e Ensino Secundário e a Ludoteca da Galiza, presença de acompanhamento pedagógico na Galiza, Cascais.

As instituições das Irmãs Salesianas concretizam o serviço da Igreja na sua missão de educar e evangelizar, sendo o acompanhamento a estratégia imprescindível para atuar na missão educativa integral, capaz de ajudar as crianças e os jovens a crescerem em todas as suas dimensões.

História do Externato Nossa Senhora do Rosário

O Externato Nossa Senhora do Rosário (ENSR) – sito na Avenida Nossa Senhora do Rosário – é uma escola católica, salesiana, privada, que surgiu em 1974, com a valência da Pré-escolar. O nome do Externato derivou do nome do Bairro onde se insere – Bairro do Rosário, dedicado a Nossa Senhora, sob este título tão significativo para o povo português.

Nos anos 80, em resposta à comunidade do Bairro do Rosário e ao aumento da população da referida zona, para além da valência da Pré-escolar, houve também a necessidade de abertura de uma Escola para o Ensino Básico – a primeira da área de localização do ENSR. Assim, em 1981 deu-se início à construção da primeira fase de um novo edifício. Num crescendo considerável, designadamente pelo impacto positivo desta resposta educativa, no ano seguinte, já se concretizava a abertura oficial e solene da casa, a 7 de outubro, que desde este dia passou a ter uma comunidade religiosa que nela reside. Esta expansão tem continuidade nos anos seguintes, com a construção da Capela, do Polidesportivo e do Salão de Festas, sabendo-se que o edifício que hoje conhecemos teve a sua conclusão já nos anos 90, com as devidas remodelações e ampliações recentes. O crescimento do ENSR despoletou a urbanização da zona contígua ao mesmo e o aparecimento de outros serviços privados e públicos que contribuíram para o bem-estar da população residente.

Em termos históricos, ressalve-se que no ano de 1985 se inicia a lecionação do 2.º e 3.º ciclos, com 162 alunas, com atividades de tempos livres, verificando-se um crescendo do número de crianças na Pré-escolar.

Dois anos mais tarde, o 5.º ano passa a ter duas turmas e assim sucessivamente até 1991/92, em que todos os anos escolares estão duplicados. Nessa mesma data inicia-se o ensino misto e o uso do uniforme.

No ano letivo 1995/96, a Escola avança com a integração de mais uma turma em cada ano escolar, perfazendo três turmas por ano. Dado o número crescendo de alunos, no ano 2012, teve lugar uma nova ampliação, destacando-se na mesma a existência de um novo piso, com gabinete de Psicologia, uma sala de professores e um Centro de Recursos, como local de pesquisa e de estudo para os alunos.

Em 2022, dá-se a abertura do Ensino Secundário e remodela-se o espaço no edifício principal, para o efeito, afeto até ao ano letivo 2020-2021 à Educação Pré-escolar.

A partir do ano letivo 2022-2023, as valências no ENSR são o 2.º ciclo, 3.º ciclo e Ensino Secundário.

O ENSR continua a ser resposta à comunidade local, com um significativo raio de abrangência no Concelho, mantendo viva a presença de Igreja, nomeadamente com a celebração dominical da Eucaristia e Centro de Catequese da Paróquia de Cascais, animado pelas Irmãs Salesianas e outros catequistas.

Brasão e Hino

Da história do ENSR fazem parte o seu brasão e o hino, ambos projetados por alunos. O brasão do Externato Nossa Senhora do Rosário remonta ao início da Escola no Bairro do Rosário. Os  motivos, as cores e as palavras remetem para símbolos da vila de Cascais. Estes

 elementos significativos e distintivos numa leitura cristã e salesiana dos mesmos são a alusão a Jesus – Sol que ilumina a vida do cristão e a Maria Auxiliadora – a vela que orienta a barca de todos os que se acolhem sob o seu manto, que pedem a sua ajuda no mar da vida.

Além do brasão, existe o hino, que visa dar letra à musicalidade vivida numa escola salesiana. Diz a letra o que é Cascais, quem e como são os alunos do ENSR, com uma homenagem explícita aos fundadores Dom Bosco e Madre Mazzarello.

Visão

O Externato Nossa Senhora do Rosário, como escola Católica – Salesiana, do CESNSF, referência no Concelho de Cascais, há quase cinquenta anos, procura formar bons cristãos e honestos cidadãos, através de um relacionamento próximo e individualizado.

Numa visão cristã da vida, valoriza-se a abertura a Deus como fonte de verdadeira humanização da pessoa e da comunidade. Respeitam-se os direitos e liberdade de cada um, proporcionando experiências que contribuam para o seu crescimento.

Cada etapa é um processo educativo, em que cada aluno é protagonista da sua vida e dá o melhor de si mesmo.

Visa-se uma preparação no presente para o futuro, em competências essenciais à vida assentes nos valores cristãos: espírito de família e comunhão; solidariedade; resiliência e responsabilidade.

Missão

A Comunidade Educativa do Externato Nossa Senhora do Rosário fundamenta e centraliza a sua ação na pessoa de Jesus Cristo, em comunhão com a Igreja Católica, numa Educação à Fé, para que as crianças e jovens sejam testemunho vivo em Sociedade.

Como Instituição das FMA, Irmãs Salesianas, o Externato Nossa Senhora do Rosário assume características específicas herdadas do carisma de São João Bosco e Santa Maria Domingas Mazzarello. O carisma assenta numa pedagogia educativa, que tem por base o Sistema Preventivo de Dom Bosco, cujos pilares razão, religião e amabilidade oferecem aos jovens o horizonte de uma educação integral para serem bons cristãos e honestos cidadãos.

O ENSR desenvolve projetos de solidariedade, de justiça social e de ecologia integral, sabendo-se que o eixo central das Escolas do CESNSF é formar cidadãos críticos, dinâmicos, esclarecidos, proativos e capazes de se adaptarem ao mundo e às suas constantes mudanças.

A ação educativa vive-se em ambiente de família, com a presença atenta dos adultos entre os jovens, numa atitude de proximidade. Valoriza-se a individualidade de cada pessoa, acompanhando-a na construção de um projeto de vida mais humano e feliz, alicerçado na alegria da pedagogia da festa e na dimensão afetiva e criativa.

Valores

Promove-se uma cultura de valores segundo uma visão cristã da vida. Destaca-se, em particular, os seguintes:

Fé e vida – Valoriza-se a vida de abertura a Deus. Ele é um dos principais pilares do carisma salesiano e a bússola para a construção do projeto de vida de cada um.

FamíliaPromove-se a estabilidade dos laços familiares na corresponsabilidade e no dom recíproco, que se concretiza no ato educativo e se integra num ambiente familiar.

Cidadania e solidariedade – Fomentam-se atitudes solidárias, de partilha e atenção ao outro, através de uma cidadania proativa e responsável.

Integridade e honestidade – Acredita-se na visão positiva do ser humano e na importância de ser íntegro e verdadeiro nas ações que realiza.

Respeito e autonomia – Proporcionam-se vivências que promovem o respeito pelo outro, a autonomia pessoal e a responsabilidade.

Sustentabilidade ecológica – Cuida-se da preservação e manutenção do meio ambiente, promovendo ações conscientes que garantam as condições necessárias para a sobrevivência das gerações futuras.

Excelência e perseverança – Aspira-se ao trabalho bem feito, ao rigor e à superação, numa atitude de perseverança perante as dificuldades.

Perfil do Aluno

Perfil de Educador (Docente e Não Docente)

PRIORIDADES DE INTERVENÇÃO E LINHAS ESTRATÉGICAS

De acordo com o diagnóstico (análise SWOT) constante em documento interno da Escola, definiram-se prioridades de intervenção para o próximo triénio.

ÁREAS DE INTERVENÇÃO E LINHAS ESTRATÉGICAS 2022-2025

Prioridades de Intervenção

Dimensões estratégicas

Objetivos

Estratégicos

Pedagógico-Curricular

Planeamento e Articulação

Desenvolver processos metodológicos de avaliação para as aprendizagens.

Pedagógico-Curricular

Práticas de ensino

Fomentar a articulação curricular.

Pedagógico-Curricular

Formação do corpo docente

Promover formação contínua aos docentes ao nível das práticas pedagógicas.

Pedagógico-Curricular

Cultura de aprendizagem e conhecimento social; cultural e académico

Desenvolver parcerias a nível nacional e internacional ao nível do Ensino Básico e do Ensino Secundário no âmbito pedagógico-curricular.

Pedagógica-Organizacional

Cultura Relacional

Promover com maior periodicidade ações de diálogo entre os alunos e a Direção/docentes/não docentes.

Pedagógica-Organizacional

Carisma

Desenvolver iniciativas de apoio social à comunidade educativa mais desfavorecida e ao meio envolvente.

Pedagógica-Organizacional

Carisma

Potenciar o envolvimento das famílias nas atividades de escola.

Recursos

Equipamento/Material

Renovar/atualizar os meios tecnológicos disponíveis e outros.

Recursos

Equipamento/Material

Adquirir equipamentos informáticos de suporte ao processo de ensino-aprendizagem.

Recursos

Equipamento/Material

Renovar/atualizar equipamentos na sala de aula.

Organizacional

Identidade

Manter o apoio financeiro do Ministério da Educação aos pais/encarregados de educação – Contrato Simples no 2.º e 3.º ciclos.

Conclusão

No final de cada ano letivo é feita uma monitorização/avaliação do Projeto Educativo pela equipa do Conselho Pedagógico, de acordo com os critérios e os instrumentos de verificação definidos em Direção, com vista à melhoria contínua. Os resultados da avaliação são divulgados internamente em primeira instância e comunicados aos pais/encarregados de educação no início de cada ano letivo.

O Projeto Educativo encontra-se para consulta na página WEB da Escola.

Bibliografia / Enquadramento Normativo

Documentos legais

Decreto-Lei n.º 152/2013

Decreto-Lei n.º 55/2018

Decreto- Lei n.º 54/2018

Bibliografia

AAVV, Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa, Projetos Educativos para um modelo da sua elaboração, 2012.

AAVV, Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa, Projetos Educativos e Curricular: contributo para o desenvolvimento de um modelo integrado, 2018.

Bibliografia salesiana

Instituto Filhas de Maria Auxiliadora, Para que tenham vida e vida em abundância. Linhas Orientadoras da Missão Educativa das Filhas de Maria Auxiliadora (LOME), Roma, 2004.

Instituto Filhas de Maria Auxiliadora, Cronistoria dell’Istituto delle Figlie di Maria Ausiliatrice. Roma, 1974-1978, 5 volumes.

Memorie Biografiche di Don Giovanni Bosco. Giovanni Battista LEMOYNE voll. I-IX, Angelo AMADEI vol. X, Eugenio CERIA voll. XI-XIX, Indice anonimo dei voll. I-VIII e Indice dei voll. I-XIX a cura di Ernesto. XX volumes. Versão eletrónica, inhttp://www.sdb.org/pt/don-bosco/26-memorias-biograficas/98-memorie-biografiche-riservato

Associzione salesiana. Opera Sacro Cuore. Don Bosco ti ha sognato, Volume 1, Elledici, Torino, 1997.