Quaresma – Caminho para a Páscoa


A Quaresma é um tempo para fortalecer a relação com Deus e criar relações vivas com o mundo que nos rodeia e parar para O escutarmos. É um tempo de graça, em que nos deixamos moldar pelo Espírito.

 Como o nosso Papa Francisco nos refere na sua mensagem de Quaresma de 2024.

Oração, esmola e jejum não são três exercícios independentes, mas um único movimento de abertura, de esvaziamento: lancemos fora os ídolos que nos tornam pesados, fora os apegos que nos aprisionam. Então o coração atrofiado e isolado despertará. Para isso há que diminuir a velocidade e parar. Assim a dimensão contemplativa da vida, que a Quaresma nos fará reencontrar, mobilizará novas energias. Na presença de Deus, tornamo-nos irmãs e irmãos, sentimos os outros com nova intensidade: em vez de ameaças e de inimigos encontramos companheiras e companheiros de viagem. Tal é o sonho de Deus, a terra prometida para a qual tendemos, quando saímos da escravidão”.

O Papa cita um excerto do seu discurso aos estudantes universitários durante a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, apontando ao “lampejar duma nova esperança” se a “Quaresma for de conversão”. Quero dizer-vos, como aos jovens que encontrei em Lisboa no verão passado: «Procurai e arriscai; sim, procurai e arriscai. Neste momento histórico, os desafios são enormes, os gemidos dolorosos: estamos a viver uma terceira guerra mundial feita aos pedaços. Mas abracemos o risco de pensar que não estamos numa agonia, mas num parto; não no fim, mas no início dum grande espetáculo. E é preciso coragem para pensar assim»

(Discurso aos estudantes universitários, 03 de agosto de 2023)

in https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2024-02/a-quaresma-e-caminho-para-a-liberdade.html

Confiemos no Sonho de Deus para nós. Paremos e sejamos protagonistas do sonho de vivermos num mundo melhor.

Alegre caminhada quaresmal.

A Direção