O Externato Nossa Senhora do Rosário, escola católica, salesiana, há mais de 40 anos em Cascais, tem por base os princípios da pedagogia salesiana que caracterizam todas as Escolas do Centro Educativo Nossa Senhora de Fátima (CENSF), pertencente ao Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. A pedagogia salesiana visa orientar os jovens a optar pelo bem e a gerir a própria riqueza afetiva para o dom de si mesmos, acompanhando-os no sentido do encontro transformador com Deus, em Jesus Cristo..

Visão

Pretende continuar a formar bons cristãos e honestos cidadãos, capazes de serem protagonistas da sua vida e de darem o melhor de si mesmos, preparando-os no presente para o futuro, com competências essenciais à vida: espírito de interajuda e cooperação; fé; responsabilidade; integridade; resiliência e exigência.

Missão

Tendo como perspetiva que as grandes metas do ensino na atualidade são: formar cidadãos críticos, dinâmicos, esclarecidos, proativos, capazes de se adaptarem ao mundo e às suas constantes mudanças, a Comunidade Educativa do Externato Nossa Senhora do Rosário é presença viva do estilo salesiano de São João Bosco e de Santa Maria Domingas Mazzarello. A ação educativa traduz-se numa vivência em que a criatividade, a individualidade, a dimensão afetiva, o diálogo, a amizade e a alegria de viver favorecem o acolhimento e a valorização positiva da pessoa, acompanhando-a na construção de um projeto de vida mais humano e feliz.

 

Valores

Promovemos uma cultura aos valores, assente numa visão cristã da vida: fé e vida; família; cidadania e solidariedade; integridade e honestidade e respeito e autonomia.

Processo de candidatura e admissão ENSR 2022-2023

O processo de candidatura ao ENSR é constituído por três fases.
A candidatura não confere o direito de admissão do aluno.

1.ª fase

  • Para que os alunos possam frequentar a Escola, os respetivos pais/encarregados de educação devem apresentar a sua candidatura, de 17 de dezembro a 31 de janeiro de 2022, preenchendo formulário de candidatura on-line ou presencialmente na secretaria da Escola.

2.ª fase

  • É agendada uma entrevista on-line ou presencial com o/a candidato/a e o/a encarregado/a de educação, para admissão do candidato.

3.ª fase

  • Exclusiva para os alunos admitidos no ENSR. Pagamento da Inscrição, de acordo com as orientações informadas na entrevista. Ressalve-se que a inscrição deverá ser paga, no prazo de três dias úteis, após a resposta de aceitação.

  • Para a admissão dos alunos, o ENSR utiliza os seguintes critérios: número de vagas disponíveis; existência de laços diretos de parentesco com alunos, antigos alunos e/ou colaboradores da Escola e proveniência de Escola do CESNSF.
  • A identidade católica da instituição não impede a Direção de admitir educandos não católicos, desde que respeitem os princípios orientadores cristãos e salesianos.
  • A Escola contactará todos os encarregados de educação dos alunos constantes na mesma, por ordem de posição, de acordo com os critérios de admissão.
  • A frequência na Escola implica, para os pais/encarregados de educação dos alunos, o pagamento de 10 mensalidades correspondentes à lecionação, do seguro escolar anual e dos serviços facultativos, indicados pelos pais/encarregados de educação, de acordo com a tabela de preços em vigor.
  • A anuidade a pagar engloba o valor da inscrição e dez prestações mensais iguais relativas às propinas de frequência, de acordo com a tabela de serviços obrigatórios e facultativos, atualizada em cada ano.
  • A mensalidade da lecionação deve ser paga do dia um ao dia dez do mês a que se refere.
  • No valor da inscrição, para cada ano letivo é obrigatório o pagamento do seguro escolar.
  • O ENSR não procede à devolução dos pagamentos efetuados na inscrição ou no ato da matrícula.

Caso não deseje fazer a candidatura on-line, poderá fazê-lo presencialmente na secretaria da nossa escola.

Aqui poderá descarregar o processo e o boletim de candidatura de novos alunos, o qual deverá levar preenchido:

Processo de Candidatura ENSR Novos alunos

Boletim de Candidatura

Para que possa utilizar o leitor de cartão de cidadão para preencher os campos no formulário de candidatura, terá de ter instalada a aplicação Codevision Digital Signer. Esta aplicação poderá ser descarregada aqui