O Externato Nossa Senhora do Rosário, escola católica, salesiana, há mais de 40 anos em Cascais, tem por base os princípios da pedagogia salesiana.

Visão

Pretende continuar a formar bons cristãos e honestos cidadãos, capazes de serem protagonistas da sua vida e de darem o melhor de si mesmos, preparando-os no presente para o futuro, com competências essenciais à vida: espírito de interajuda e cooperação; fé; responsabilidade; integridade; resiliência e exigência.

Missão

A ação educativa traduz-se numa vivência em que a criatividade, a individualidade, a dimensão afetiva, o diálogo, a amizade e a alegria de viver favorecem o acolhimento e a valorização positiva da pessoa, acompanhando-a na construção de um projeto de vida mais humano e feliz.

 

Valores

Promovemos uma cultura aos valores, assente numa visão cristã da vida: fé e vida; família; cidadania e solidariedade; integridade e honestidade e respeito e autonomia.

Processo de candidatura e admissão ENSR 2021-2022

1.ª fase

  • Para que os alunos/crianças possam frequentar a Escola, os respetivos pais/encarregados de educação devem apresentar a sua candidatura, de 16 de dezembro a 31 de janeiro de 2021, preenchendo formulário de candidatura online ou presencialmente na secretaria da Escola.
  • A efetivação da candidatura requer a entrega da ficha informativa de avaliação de final do 1.º período do presente ano letivo na secretaria ou a sua inserção online, aquando da candidatura ou até ao final da 1.ª fase, no caso do 2.º e 3.º ciclos.

2.ª fase

  • Os candidatos serão contactados telefonicamente pela secretaria da Escola, durante o mês de fevereiro, dando-se a conhecer a resposta à candidatura.
  • É agendada uma entrevista presencial com o/a candidato/a e o/a encarregado/a de educação, em caso de admissão do/a candidato/a.

3.ª fase

  • Exclusiva para os alunos que foram admitidos na Escola. A inscrição dever ser efetuada na secretaria, no prazo de três dias úteis, após a resposta de aceitação, mediante o pagamento relativo à matrícula, constante na tabela de preços 2021–2022.

  • Para a admissão das crianças e alunos, a Escola utiliza os seguintes critérios: número de vagas disponíveis; existência de laços diretos de parentesco com alunos, antigos alunos e/ou colaboradores da Escola e proveniência de Escola do CESNSF.
  • A identidade católica da instituição não impede a Direção de admitir educandos não católicos, desde que respeitem os princípios orientadores da Escola.
  • A Escola contactará todos os encarregados de educação dos alunos/crianças constantes na mesma, por ordem de posição, de acordo com os critérios de admissão.
  • A frequência na Escola implica, para os pais/encarregados de educação dos alunos/crianças, o pagamento das mensalidades da lecionação, do seguro escolar e dos serviços facultativos indicados pelos pais/encarregados de educação.
  • A anuidade a pagar engloba o valor da matrícula e dez prestações mensais iguais relativas às propinas de frequência no ensino básico e onze na Educação Pré-escolar, de acordo com a tabela de serviços obrigatórios e facultativos, atualizada em cada ano.
  • A mensalidade correspondente à lecionação deve ser paga do dia um ao dia dez do mês a que se refere.
  • No valor da inscrição para cada ano letivo é obrigatório o pagamento do seguro escolar.
  • A Escola não procede à devolução de qualquer dos pagamentos efetuados na inscrição ou no ato da matrícula.

Caso não deseje fazer a candidatura online, poderá fazê-lo presencialmente na secretaria da nossa escola.

Aqui poderá descarregar o processo e o boletim de candidatura de novos alunos, o qual deverá levar preenchido:

Processo de Candidatura ENSR Novos alunos

Boletim de Candidatura